A fórmula para que Cristo seja formado em nós

Imagem: https://wallpapers.com

Em reacção ao último post do blog, um amigo perguntou-me se existe uma fórmula para que Cristo seja formado em nós. Eu prometi que iria pensar sobre o assunto. Pensei e decidi partilhar a resposta contigo também. Mas, antes de dar a fórmula quero provar-te que a Bíblia mostra claramente que esse é o propósito de Deus para a tua vida.

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29). 

Este texto de Romanos é muito claro sobre o propósito de Deus para as nossas vidas. Ele quer que sejamos como o seu Filho Amado (o nosso Senhor Jesus Cristo). Aliás, é assim que o texto termina. A finalidade é a de que Jesus seja o irmão mais velho de muitos. Que seja o nosso kota. Para tal, Deus decretou que tivéssemos a mesma forma, a mesma imagem de Seu Filho. Se calhar, tu pensas que isto é impossível. Ou que dá muito trabalho. Ou nunca havias sequer pensado nisto. Ou nunca havias lido este texto da Bíblia neste contexto. Mas deixa-me dizer-te que Aquele que do nada criou todas as coisas é o mesmo que nos predestinou a sermos iguais a Jesus. É um projecto ambicioso!

A pergunta que me ocorre neste momento é a mesma que Maria fez ao anjo:

"E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?" (Lucas 1:34). Tal como Maria não conseguia compreender como aquilo se daria, nós também podemos não compreender ou até mesmo não crer. Como é possível pessoas como nós serem como Jesus? Amar como Ele? Perdoar como Ele? Ser santo como Ele? Isto parece impossível!

A verdade é que tal como o anjo explicou a Maria como se daria o grande milagre que salvou a humanidade, a Bíblia não nos deixa na ignorância quanto ao propósito da salvação.

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2 Coríntios 3:18).

Ou seja, há um trabalho paulatino (de glória em glória) do Espírito Santo, que é feito em nós no sentido de sermos transformados na imagem do próprio Deus. Mas, atenção: isto não se dará como resultado de um esforço humano, carnal ou religioso para sermos boas pessoas. Nem é uma santidade de mosteiro. Não será fugindo do convívio dos homens para se “internar” numa igreja. Não. Este é um trabalho que começa em Deus com o novo nascimento, passa por Deus na santificação e termina NELE, na glorificação. Portanto, a fórmula é a seguinte: no novo nascimento, Deus semeia dentro de nós uma semente que gera uma vida justa e santa tal como ELE é: Justo e Santo. "Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes e revistam-se de sua nova natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus" (Efésios 4:23,24). 

Portanto, a medida que formos regando a semente (santificação) ela produzirá uma vida e um carácter igual ao de Cristo. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14). Ou seja, o próprio Deus encarrega-se de nos conduzir à vida que Ele decretou que devíamos viver. "Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne" (Gálatas 5:16). Portanto, Deus estabelece o destino: sermos iguais a Seu Filho. E Ele mesmo providencia as condições necessárias para que sejamos bem sucedidos nesta jornada: a condução do Espirito Santo. Louvado seja Deus pelo seu amor e bondade.  

Comentários

  1. Graças a Deus por isso começar e terminar Nele.

    ResponderEliminar
  2. Excelente abordagem... simples e deep como sempre... fez-me, inclusive lembrar e refletir numa fórmula "sinónimo/complementar" q é a obediência na permanência em entrar pela porta estreita, conforme Mateus 7: 13 - 14.
    Mateus 7 :
    13. "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela."

    14. "Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram."
    1. Porta Estreita - Conversão;
    2. Caminho apertado - Santificação;
    3. Condução à Vida - Glorificação.
    Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.

    Obrigado por esta reflexão amado.
    Sylvius

    ResponderEliminar
  3. Deus, criou todas as condições para que o plano de sermos parecidos com o seu filho fosse possível. Glória a ELE.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A salvação não é um bilhete de ingresso ao paraíso

Jesus não é o Batman

Salvação – a maior operação logística da história

Se não for o amor dos cristãos, nem me fales de amor

Enquanto Cristo não vem o que é que estamos a fazer?

A Bíblia não é uma coleção de bons conselhos