Agentes secretos de Jesus
Imagem: https://www.pxfuel.com |
Nunca me esqueci de um livro que li em 2016. Conta a estória de uma moça cega que esbarrou num moço (que não era cego). De seguida, o moço convidou-a a sair para verem as estrelas numa noite de verão. Eu sei que parece estranho. O moço convidou a cega para ver as estrelas? Sim. Isso mesmo. Acabaram casados.
Na altura, fiz-me as seguintes perguntas: será que ele não viu que a moça era cega? E a moça? Será que não “viu” que aquele convite era, no mínimo, estranho? Bem, a única coisa que sei é que os dois “viram” o amor um no outro. Ou seja, a cegueira não foi impedimento para que vissem o amor.
Falando em ver e em amor, há uma estória na Bíblia Sagrada que contém estes dois ingredientes. Está em Lucas 5:17-25. Jesus estava no auge do seu ministério e multidões o seguiam para ouvirem seus ensinamentos e para serem curadas. Um dia, estava a pregar dentro de uma casa e um grupo de amigos trouxe um paralítico numa maca para que Jesus o curasse. Não tendo como entrar na casa por estar repleta de gente, eles tiveram a ideia de fazê-lo descer pelo tecto. O texto diz “Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Homem, seus pecados estão perdoados” (Lucas 5:20). Mais a frente, vemos que o paralítico foi curado naquele dia. Será que reparaste que o texto diz que Jesus viu a fé que os homens tinham? Por acaso a fé é visível? Como é possível alguém ver a fé de outra pessoa?
A fé se torna visível a partir dos actos que ela produz. A fé daqueles homens levou-lhes a exporem-se ao ridículo e ao perigo para criarem as condições para que o paralítico tivesse um encontro com Jesus. A fé daqueles homens foi vista e mudou a vida do paralítico. Tudo isso me leva a questionar o seguinte: será que a tua fé é visível? A tua vida de oração demonstram-na? As tuas leituras bíblicas a testemunham-na? E as tuas conversas? Os teus “stories”? E o que vês na TV? E o histórico do teu computador? Será que o teu decote mostra que tens fé? Será que comes como alguém que tem fé? Será que o teu amor ao próximo é compatível com alguém cuja fé é visível?
A fé é uma realidade interior. Mas ela deve se manifestar através dos nossos actos. Há “crentes” que vivem como se fossem agentes secretos de Jesus. Ou seja, eles estão escondidos. Ninguém vê ou se beneficia da fé deles. Inclusive, ninguém sabe que eles são crentes. E se dissessem ninguém acreditaria. Porquê? Porque eles não são diferentes do mundo. Pensam como o mundo e vivem como o mundo.
Nós não fomos chamados para sermos agentes secretos de Jesus. Nós fomos chamados para sermos sal e luz do mundo. A Bíblia diz “Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz” (Lucas 8:16).
Benção em nome de Jesus
ResponderEliminarA maior benção é a possibilidade de conhecermos o Senhor
ResponderEliminar